Avanca + Sustentável!

Atenta à importância de preservar o Ambiente, promover alternativas ecológicas e sensibilizar a população, a Junta de Freguesia de Avanca baniu o uso de sacos de plástico tradicionais para recolha de dejetos caninos e investiu numa alternativa biodegradável.

A partir de agora, todos os sacos disponibilizados de forma gratuita aos fregueses de Avanca passam a ser biodegradáveis, ou seja, voltam a reintegrar-se no ecossistema. De salientar que os sacos estão disponíveis na secretaria da Junta de Freguesia no seu horário normal de expediente e também no dispensador público, existente no Largo da Igreja [frente ao edifício da Junta de Freguesia].

Recorde-se que, todos os anos, são produzidos mais de 400 milhões de toneladas de plástico, sendo que apenas 9% destes são reciclados; e que cada saco de plástico pode levar entre 20 e 100 anos a decompor-se.

Estes novos sacos são feitos inteiramente de material biodegradável e compostável, com base de amido e outros agentes naturais com capacidade plastificante.

Com este investimento, a Junta de Freguesia de Avanca está a contribuir para diminuir a quantidade de plástico de uso único, indo ao encontro das recomendações gerais da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da União Europeia. Atualmente, o plástico de uso único é uma das maiores fontes de poluição (marinha e não só) e, por isso, há que adotar novos hábitos e escolher outros materiais, para diminuir a quantidade de plástico que usamos e descartamos.

Esta é também uma forma de sensibilização pelo bom exemplo, esperando-se que contribua para mudar alguns hábitos da população. As/os utilizadoras/es estão a reagir bem a esta alteração, que vêm como positiva no sentido da eliminação do plástico, já que, hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas que está consciente para a necessidade de mudança de hábitos.

Porque a mudança se faz de pequenos gestos, desafiamos a Comunidade a adotarem um comportamento mais responsável.

O Ambiente Agradece!