Informação | Licenciamento de Canídeos

O licenciamento dos seus animais de estimação é obrigatório por lei. Quem não cumprir esta obrigatoriedade está sujeito ao pagamento de coimas.

O registo inicial do seu animal está disponível no site https://www.siac.vet/. Se tem um canídeo, além do microchip, este tipo de animais tem de ser registado nesta plataforma.

Após este registo, e em cumprimento com a Lei n. º75/2013, é da competência da Junta de Freguesia proceder ao licenciamento de canídeos.

As licenças para os canídeos deverão ser solicitadas na Junta de Freguesia da sua área de residência e pagas anualmente, sempre no mês de registo do animal.

Para solicitar licença de canídeo na categoria de cão de companhia deverá apresentar a seguinte documentação:

3. Boletim de Vacinas do animal, com a vacina anti-rábica em dia;
  4. Micro-chip do animal [Ficha SIAC].

Para solicitar licença de canídeo na categoria de cão de caça deverá apresentar a seguinte documentação:

3. Apresentação de Carta de Caçador;
  4. Boletim de Vacinas do animal, com a vacina anti-rábica em dia;
  5. Micro-chip do animal [Ficha SIAC].

Para solicitar licença de canídeo na categoria de cão potencialmente perigoso, ou perigoso, deverá apresentar a seguinte documentação:

3. Seguro de Responsabilidade Civil, no valor de €50.000;
  4. Registo Criminal em nome do dono do animal;
  5. Assinatura do Termo de Responsabilidade Civil;
  6. Boletim de Vacinas do animal, com a vacina anti-rábica em dia;
  7. Micro-chip do animal [Ficha SIAC].

Raças consideradas potencialmente perigosas:

De acordo com o Decreto de Lei n.º 313/2003, são considerados potencialmente perigosos os cães das seguintes raças:

1. Cão de Fila Brasileiro;
  2. Dog Argentino;