COVID19 – SUSPENSÃO DO DIA DA DEFESA NACIONAL

Atendendo às orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde e às medidas previstas no Plano de Contingência do Ministério da Defesa Nacional, face ao risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19), informa-se que foi decidida a suspensão preventiva do Dia da Defesa Nacional, até dia 15 de maio.

O Dia da Defesa Nacional, que entre 10 de março e 15 de maio abrange um total de 29 515 cidadãos convocados, implica a concentração de um elevado número de jovens e de equipas divulgadoras, em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas, pelo que se justifica esta medida preventiva de proteção, até ao dia 15 de maio. Após esta data, será reavaliada a necessidade de prolongar a interrupção do Dia da Defesa Nacional.

Esta suspensão abrange as convocatórias para os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional do Alfeite, Barreiro, Beja, Braga, Funchal, Lisboa, Ovar, Porto, Porto Santo, Póvoa de Varzim, Queluz e Vila Nova de Gaia, e inclui jovens de várias freguesias dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Beja, Calheta – Madeira, Caminha, Cascais (freguesia de São Domingos de Rana), Cuba, Espinho, Esposende, Famalicão, Ferreira do Alentejo (freguesias de Alfundão e Peroguarda, Ferreira do Alentejo e Canhestros, Figueira dos Cavaleiros e Odivelas), Funchal, Gondomar, Gondomar, Guimarães, Lisboa, Loures, Machico, Melgaço, Moita, Monção, Montijo, Montijo (freguesia de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia), Montijo (freguesia de Montijo e Afonsoeiro), Oeiras, Oeiras, Ovar, Paredes, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Póvoa do Varzim, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira, Santana, Santo Tirso, São João da Madeira, São Vicente, Setúbal, Sintra (freguesias de Algueirão e Mem-Martins), Sintra (freguesias de S. Maria, S. Miguel, S. Martinho e S. Pedro Penaferrim), Terras de Bouro, Trofa, Trofa, Valença, Valongo, Viana do Castelo (freguesias de Afife, Alvarães e Anha), Vila do Conde, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Gaia.

Pedidos de esclarecimento adicionais podem ser colocados através do endereço eletrónico ddn.covid19@defesa.pt , através da linha de atendimento telefónico do Balcão Único da Defesa – (+351) 213 804 200 ou do Centro para o qual foste convocado:

Centro de Divulgação de Braga / Póvoa de Varzim – 919305758
Centro de Divulgação do Alfeite / Barreiro / Beja – 919315983
Centro de Divulgação do Funchal / Porto Santo / Queluz – 919316950
Centro de Divulgação do Porto / Gaia – 919315840
Centro de Divulgação de Lisboa / Ovar – 919315772
Se foste convocado(a) para comparecer ao Dia da Defesa Nacional entre os dias 10 de março e 15 de maio, e se pretendes emitir a cédula militar tens que preencher este formulário e enviá-lo para ddn.covid19@defesa.pt
Mesmo com a situação militar regularizada, caso pretendas participar no DDN, podes requerer marcação de uma nova data.