Comemorações do 44.º Aniversário de Elevação de Avanca a Vila

Avanca assinalou a passagem do seu 44º Aniversário na condição de Vila, nos dias 10, 11, 12 e 14 de março, como sendo um dos momentos mais significativos da história local.

Como vem acontecendo há uns anos, a Junta de Freguesia preparou um Programa de Comemorações preenchido com um conjunto de atividades, sobretudo de âmbito lúdico, cultural e desportivo em pareceria com as associações culturais, desportivas e grupos locais.

A Sessão de abertura teve lugar no dia 10 de março, com a brilhante atuação do Orfeão Egas Moniz, seguindo-se com um momento de boa disposição e alegria com a apresentação da peça de teatro “Posto Médico”, promovido pela Grupo Amador de Teatro de Avanca.

No dia 11, na Praça Júlio Neves, decorreu a exposição canina promovida pela Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, que contou com a participação de 12 belos exemplares canídeos de caça, e entregue a todos os participantes um certificado de presença e uma oferta cedida pela Clinica Veterinária Santa Marinha , no mesmo local os apaixonados pelas motas, poderam visualizar as “mais belas relíquias” das motas antigas e contemporâneas, no V Encontro/Exposição de Motas antigas e contemporâneas, promovido pela Associação Motards Amigos de Avanca e os mais pequenos poderam assistir as curta-metragens promovidas pela Cine-Clube, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Avanca.  À noite subiu ao palco do auditório do Centro Social e Paroquial de Avanca, o Berg, cantor vencedor do programa Factor X, no ano de 2014, que contou com a presença de cerca 500 espectadores.

A manhã do dia 12, foi reservada à pratica do desporto, onde na Praça Júlio Neves decorreu uma mega-aula de zumba, que contou a presença de cerca de 30 participantes, e se viu evoluir o “andebol de rua”, promovido pela Associação Artística de Avanca. Enquanto os mais pequenos, poderam usufruir de insufláveis. À mesma hora decorreu um belo passeio de bicicleta até à Ribeira do Mourão, onde era visível a boa disposição de todos os participantes, uma iniciativa do Grupo de Cicloturismo de Avanca, Grupo de Seklistas com a participação do Grupo de ciclistas da Joviflex. Os Bombeiros Voluntarias de Estarreja, disponibilizaram uma luxuosa viatura antiga “fargo”, onde a comunidade pode desfrutar de um belo passeio pelo Centro da Vila. Ainda no dia 12, à tarde os Avancanenses, puderam reviver os tempos idos dos muito apreciados do cortejo à moda antiga,  com o desfile das coletividades/associações/instituições de Avanca, que contou com a participação da  Cavalaria da GNR, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Centro Social e Paroquial de Avanca, Associação de Pais, Associação Atlética de Avanca, Bike Polo, Grupo de Cicloturismo de Avanca, Confraria D`Broa, Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Gata, Arcal, Grupo Amigos de Moinho de Arcã, Cine-Clube, Kompinxas, Grupo de Carnaval Zsazsas, Associação Amigos Motards de Avanca.  Foram vários os Avancanenses que assistiram a passagem do desfile.

No dia 14, dia do Aniversário, pelas 09h00 na Praça Júlio Neves, teve lugar o hastear das Bandeiras, que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, Comandante do Posto Territorial da GNR de Avanca e representantes de algumas Coletividades da Freguesia, para além do Executivo da Junta de Freguesia e colaboradores.

À noite, pelas 21h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, teve lugar a Sessão Solene de encerramento, alusiva aos 44 anos de Elevação de Avanca a Vila, onde foi prestada a homenagem a todos os Ex-Autarcas da Freguesia de Avanca, descerrando as suas fotografias que em molduras afixadas na parede eternizaram a passagem daqueles pela Junta de Freguesia. A mesa de honra, estava composta pelo Dr. º Diamantino Sabina (Presidente da Câmara Municipal de Estarreja), Eng.º José António Matos Silva Costa (Presidente da Assembleia de Freguesia de Avanca) e José Jorge da Silva Valente Borges (Presidente da Junta de Freguesia de Avanca), os quais, usaram da palavra para recordar a efeméride e agradecer aos Ex-Autarcas presentes e aos familiares daqueles que partiram já, o importante contributo prestado à Comunidade Avancanense.

Com o Salão Nobre repleto, os presentes foram agradavelmente surpreendidos e presenteados, pelos acordes de violino, superiormente tocado pela jovem Avancanense Cátia Marisa.

O Senhor Armando Correia “dinossauro político e senador” Presidente da Junta aquando da elevação de Avanca A Vila (1973) prestou aos presentes o seu testemunho.

A encerrar a cerimonia, foi servido a todos os presentes um porto de honra proporcionando informal e agradável conversa.