Cine-Clube de Avanca leva quatro filmes aos prémios Sophia 2015

Quatro filmes produzidos ou co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca receberam seis nomeações para os Prémios Sophia 2015, atribuídos anualmente, pela Academia Portuguesa.

“Foi o Fio”, realizado por Patrícia Figueiredo, teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Avanca em 2014 e está agora nomeado para o prémio Sophia de melhor curta-metragem de animação.

Na categoria de melhor curta-metragem documental estão a nomeação, “À Beira da Europa” de Bernardo Cabral e “Luz Clara” de Miguel Lima e Vasco Vieira.

“Pecado fatal”, pela mão de Luís Diogo, foi nomeado para três categorias: melhor atriz, melhor banda sonora original e melhor canção original. “Pecado Fatal” foi a longa-metragem de ficção do cinema português que mais prémios internacionais, nove no total, arrecadou em 2014.

Todos os filmes nomeados têm participação da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, sendo, maioritariamente, produções independentes.

A cerimónia de entrega dos prémios Sophia, uma homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner, irá realizar-se no dia 2 de Abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.