Avancanense conta em livro a sua experiência de voluntária em Moçambique

Escrevi um livro relatando as experiências vividas em Moçambique entre 2005 e 2011, como voluntária. Pretendo publicá-lo para dar a conhecer realidades e experiências/trabalho em várias regiões de Moçambique.

O meu primeiro objetivo é publicar um livro onde relato as experiências vividas em Moçambique entre 2005 e 2011, como voluntária, trabalhando nas áreas da educação e da formação de professores, na alfabetização das mulheres e em campanhas de prevenção do HIV-SIDA. Este livro, que aguarda a publicação, é fruto de vivências bastante marcantes, durante dois meses, ao longo de 6 anos. Ao mesmo tempo, dou conta das várias viagens efetuadas entre Portugal e Moçambique e dentro do país, percorrendo estradas difíceis, encontrando comunidades onde a vida está longe de se asssemelhar à nossa. Nem sempre são experiências fáceis. Houve momentos agridoces que mudaram a minha vida e a minha maneira de encarar o mundo.

O segundo objetivo é dar a conhecer o trabalho realizado, num período de tempo curto, mas que permite deixar as sementes para que deem frutos. Como voluntária foram várias as tarefas que me deram.  Andei de região em região a fazer levantamento de necessidades, a dar apoios, em diferentes áreas. Frequentemente, surgem alguns entraves.

O terceiro objetivo é poder, com os lucros da venda do livro (após a primeira edição), ajudar uma “escolinha” (uma espécie de infantário) para crianças de rua, de um bairro problemático dos arredores de Maputo.

Como não sou uma autora conhecida do público, as editoras (neste caso, existem duas interessadas) só publicam a primeira edição a expensas do próprio autor. Apesar de não ser uma verba muito elevada, não consigo reuni-la sozinha. Considero que estes relatos são importantes nos dias de hoje, em que presenciamos cada vez mais contrastes entre o nosso continente e outros continentes, onde cada pequeno passo é uma conquista, e onde a nossa ajuda é uma gota de água que engrossa o caudal do rio. Pretendo, por isso, dar a conhecer o meu trabalho e a minha visão de realidades diferentes e por vezes duras, que é a de tantos outros voluntários que como eu partem todos os anos. Fiz missão durante 6 verões. Neste momento, por ter constrangimentos profissionais e pessoais (é difícil pagar as viagens que são cada vez mais caras), não estou em Moçambique como desejaria.

Escrever foi, aparentemente, fácil. Publicar o livro está a ser um desafio. Quem sabe se desta vez não consigo. Porém, necessito de apoio.

SOBRE O PROMOTOR

Maria José Silva

Nasci a 4 de setembro de 1968, na vila de Avanca, distrito de Aveiro, onde volto sempre, pois foi aqui que dei os primeiros passos e os mais importantes, me afeiçoei à vida e aos livros.

Professora de línguas portuguesa e francesa, desde 1992, licenciada pela Universidade de Aveiro e mestre em Literatura Francesa pela Universidade do Minho. Esta é a minha principal atividade, que exerço na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castros, em Oliveira de Azeméis, onde também resido.

A segunda atividade, e que me dá outras perspetivas de vida, é ser voluntária. Faço-o desde 2005, em Moçambique, junto dos Salesianos, onde tenho trabalhado em várias áreas, com principal incidência na Educação (desde a elaboração e manuais à formação de professores).

São experiências que começaram já numa fase adulta e de maior maturidade, mas que complementam a outra experiência, a de ensinar e aprender numa escola portuguesa.

Tenho como grande objetivo um dia partir definitivamente para este ou outro país, onde quero terminar os meus dias, dedicada aos outros e aos ensinamentos que estes me proporcionam.

Viajar é outro dos meus objetivos. Já conheci alguns países, quer por iniciativa própria, quer inserida em projetos Comenius (de partilha entre escolas da Europa), mas muito ainda está por descobrir.

Escrever não estava nos meus horizontes, porém não recusei o desafio que me lançaram, sempre que falava e falava, das minhas experiências nas escolas, em palestras. E como acho que deveria partilhá-las… 

ORÇAMENTO E PRAZOS

Para a impressão da primeira edição do livro, as editoras pediram-me 1700 Euros.

Cada livro custará cerca de 15 Euros(venda ao público, estimativa enviada pelas editoras).

A meta que me proponho alcançar é a publicação do livro “Com Moçambique no Coração”, num momento em que não disponho desta verba e as editoras já manifestaram várias vezes o desejo de publicar as minhas experiências. Como estamos numa época em que as editoras não publicam livros de autores desconhecidos, sem que sejam eles a pagar a publicação, proponho-me pedir apoios que me permitam concretizar o projeto.

Apresento um prazo de 2 meses para que o montante inicial seja alcançado. Se as verbas ultrapassarem este valor, estas serão imediatamente canalizadas para o apoio a uma “escolinha” para meninos de rua, de uma das missões dos Salesianos em Moçambique, que vamos ajudando com algum sacrifício pessoal. Poderão também ser encaminhadas para a  distribuição de uma refeição gratuita aos estudantes de uma das escolas profissionais de Tete ou de Inharrime (Inhambane), duas das regiões mais carenciadas onde temos duas missões.

Aos 1700 Euros acrescem 80 Euros + IVA de comissão = 104.55 Euros

Para mais informações, visita página http://ppl.com.pt/pt/causas/mocambique-no-coracao