Avanca: 42 anos de elevação a Vila num fim-de-semana de festa

Nos dias 14 e 15 de março, a Junta de Freguesia de Avanca, presidida por José Borges, assinalou a celebração de mais um aniversário da freguesia, reunindo coletividades e população numa festa que contou com a presença de figuras importantes da terra.

Música, uma Feira de Gastronomia e Artesanato, Carnaval, cinema, animação para os mais novos, desporto e o lançamento de um livro foram algumas das ações que preencheram as comemorações dos 42 anos de elevação de Avanca a vila.

Com o tempo convidativo que se fez sentir, na praça Júlio Neves teve lugar a Feira de Gastronomia e Artesanto onde era possível adquirir vários produtos, entre os quais se destacaram os mirtilos, pelas mãos de Ana Fonseca. A jovem empreendedora da Vila de Avanca começou a plantá-los em 2009 e atualmente comercializa estes produtos, grande parte para o mercado externo.

Arlindo Rufo, artesão da vila, deu a conhecer algumas peças ligadas à lavoura feitas em madeira ou ferro e talhadas minuciosamente à mão.

A tarde corria com o Desfile do Grupo de Carnaval Zsa Zsa´s seguido da apresentação do 3º livro “Avanca e os seus autarcas” da autoria da historiadora Telma Correia com a colaboração de Delfim Bismarck.

A obra retrata a história dos autarcas que presidiram a Vila de Avanca, elevada a 14 de março de 1973, baseada em documentos e fotografias. O certame contou ainda com a atuação do Orfeão Egas Moniz.