Avanca vence novamente no Orçamento Participativo

Dois projetos de Avanca venceram a edição de 2014 do OPJ – Orçamento Participativo Jovem 2014. O evento “ Fim de semana Radical em Avanca” (vertente municipal) e a “Sala mEGAS – mega conforto, melhor escola!” (vertente escolar) foram as ideias que mais votos conquistaram. É ainda contemplada a segunda proposta mais votada de âmbito municipal, o Coreto de Madeira no Parque Municipal do Antuã, esgotando desta forma a verba disponível para esta categoria.

Cerca de 350 jovens escolheram os projetos que querem ver implementados nas escolas e no Município, tendo participado no processo de votação durante a Assembleia Municipal Jovem que decorreu no passado dia 10, no Cine-Teatro de Estarreja, e onde foram apresentados os 12 projetos elegíveis a esta primeira edição do OPJ, promovida pelo Conselho Municipal de Juventude. 

Entre 6 propostas de âmbito municipal, o “Fim de semana Radical em Avanca” obteve 805 pontos, correspondendo a 26 % dos votos. Em junho de 2015, o centro da vila avancanense receberá um conjunto de atividades radicais, desde insufláveis, parede de escalada, paintball, slide, rappel, orientação, tiro com arco e team building, conforme refere o projeto apresentado. 

A segunda proposta mais votada com 638 pontos e 20,58% dos votos também será concretizada pela Câmara Municipal de Estarreja no próximo ano, de forma a esgotar a verba destinada à categoria, 10 mil euros. 

A instalação de um Coreto de Madeira no Parque Municipal do Antuã pretende dinamizar o parque da cidade, com a realização de pequenos espetáculos, servindo também de local para atividades que promovam o encontro/ entretenimento e a socialização entre diferentes gerações. De acordo com a candidatura, o espaço deve envolver também instituições que trabalhem com crianças e jovens portadores de deficiência, assegurando diferentes respostas na sua qualidade de vida e educação.   

No contexto escolar, também foram apresentadas 6 propostas, estando destinada para esta categoria a verba de 5 mil euros. O projeto “Sala mEGAS – mega conforto, melhor escola!”, que prevê o melhoramento do espaço lúdico da Escola Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca, saiu vencedor com 1084 pontos, correspondendo a 34,97% dos votos.

A escola com mais de 25 anos de história irá ver nascer um novo espaço convívio para os alunos, promovendo o encontro com condições de bem-estar e segurança. Pretende-se a construção de uma cobertura de prolongamento do Polivalente, parcialmente fechada que permita o convívio entre alunos num recinto em que a prática do ténis de mesa e de outros jogos de tabuleiro seja possível. Pretende-se ainda, a reorganização do espaço do Polivalente com mobiliário adequado.       

Apesar de terem sido 3 os projetos escolhidos, os principais vencedores deste processo são todos os jovens de Estarreja, em especial aqueles que participaram no OPJ, demonstrando capacidade de intervenção e exercendo os seus direitos de cidadania de forma empenhada e participativa.

In: radiosfm.net