140º Aniversário de Egas Moniz e 65 anos de prémio Nobel

Egas Moniz nasceu em Avanca, Estarreja, em 29 de Novembro de 1874. Estudou medicina em Coimbra, onde foi depois professor catedrático. Especializou-se em neurologia e psiquiatria em França, regressando a Portugal em 1911, já no tempo da república, para ocupar a recém-criada cátedra de Neurologia.

Hoje, 27 de Outubro, assinala-se também o 65.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia ao cientista nascido em Avanca. Egas Moniz “é indiscutivelmente um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada”.

Foi também um testemunho peculiar de várias transições que se operaram, na mudança do século XIX para o século XX; da Monarquia para a República e, pouco depois, da República para a ditadura fascista de Oliveira Salazar.

Nos últimos anos da monarquia e durante a primeira República desempenhou cargos políticos, afastando-se desta actividade quando foi instituído o Estado Novo.

No próximo dia 29 de Novembro, sábado, às 21h30, Estarreja comemora o 140º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz, no Cine-Teatro de Estarreja, com o espectáculo “Banda Bingre Canelense revisita Richard Wagner”, que o professor tanto admirava.

“O deslumbramento pela música de Richard Wagner levou o casal Egas Moniz, alguns anos seguidos, aos festivais de Bayreuth”, conta António Macieira Coelho, sobrinho-neto de Egas Moniz.

O espectáculo terá  direcção musical do maestro da Banda Bingre Canelense, Nelson Aguiar, e voz de Susana Milena.

Nesse mesmo dia, às 16h00, na Casa Museu decorrerá uma tertúlia animada pelos sobrinhos-netos de Egas Moniz que revisitarão as vivências da sua infância e adolescência, na Quinta do Marinheiro, com o Prémio Nobel.

Fonte: http://rvria.pt/140o-aniversario-de-egas-moniz/