Rua Prof. Dr. Egas Moniz Prof. (1874-1955)

Dr. Egas Moniz (António de Abreu Freire) nasceu em Avanca em 29 de Novembro de 1874 e faleceu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1955.

Frequentou a instrução Primária em Pardilhó, cursou os estudos liceais no Colégio de S. Fiel dos Jesuítas e os últimos anos no liceu de Viseu.

Após os preparatórios de Medicina em Coimbra desde 1891, matriculou-se em 1894 na respectiva Faculdade. Terminado o curso em 1899, doutorou-se em Medicina em 14 de Julho de 1902 e a partir de 1903 foi Professor Catedrático na mesma faculdade (Anatomia, Fisiologia e mais tarde Patologia Geral).

Em 27 de Outubro de 1949 recebeu o único prémio Nobel atribuído a Portugal, pela

descoberta do valor terapêutico da leucemia. A aplicação, hoje universal, da angiografia cerebral e a evolução da cirurgia dita estereotáxica, desenvolvimento directo e da leucemia cerebral, permitiram salvar milhares de vidas.

Avanca, mostrando não esquecer os seus filhos e grata a um Homem, que em várias vertentes, tanto fez pela sua terra, mandou erigir um monumento perpetuando a sua imagem e a sua memória.

A “ Casa do Marinheiro” agora transformada em “Casa Museu Egas Moniz ”, que nos permite vislumbrar um pouco da sua vida pessoal, como que reencontrando-nos espiritualmente como o iminente cientista, analisando-o, numa perspectiva um pouco diferente – na sua intimidade.