INFORMAÇÃO AOS CIDADÃOS: Balcão SNS 24: mais saúde, mais perto de si… EM AVANCA
A partir do dia 27 de maio de 2022, a Junta de Freguesia de Avanca, tem disponível a toda a população Avancanense o Balcão SNS 24.
O SNS 24 Balcão vem facilitar e promover gratuitamente o acesso a serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde aos moradores de Avanca, com mais rapidez, conforto e com todo o sigilo necessário, completando a oferta de Saúde disponível no Posto Médico.
Para José Borges, o Balcão do SNS 24 “é uma grande conquista, pois permitirá que consigamos, nesta área específica da saúde, dar uma melhor resposta às necessidades da população”. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, “desde que nos deparamos com a pandemia da COVID-19, a comunicação com os serviços de saúde tornou-se mais complicada, principalmente, para quem tem poucos conhecimentos digitais ou não tem como aceder a equipamentos tecnológicos e à internet”, concluindo que “este balcão será uma mais-valia não só para a população do território da Freguesia de Avanca, mas para todas as pessoas que já recorrem aos serviços da Junta de Freguesia e que não são apenas residentes do concelho de Estarreja”.
Segundo o comunicado emitido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C), “este é o primeiro balcão do concelho de Estarreja a disponibilizar a comunicação com os serviços de cuidados de saúde, permitindo realizar teleconsultas sublinhando que este serviço pode ser prestado de duas formas: “através do acesso facilitado e do acesso mediado, nomeadamente para marcar consultas, renovar medicação crónica e realizar uma teleconsulta, com o apoio de mediadores digitais e de forma segura, eficiente e mais próxima”.
Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:
consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar)
teleconsultas (realizar)
exames (consultar resultados)
guia de tratamento (consultar)
medicação crónica (renovar| consultar)
avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19
agendar vacinação COVID-19
emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação)
aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24
pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
informação do utente (emissão e alteração de dados do utente)