“Avanca 2015″, festival de cinema, TV, vídeo e multimédia, com filmes de mais de uma centena de países

2220 é o número de filmes que foram submetidos ao longo de três meses. Também a abrangência geográfica da 19ª edição do festival foi destacada ontem na conferência de imprensa, decorrida na Casa Museu Egas Moniz, para apresentar o programa do evento por Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, Diamantino Sabina, presidente da autarquia de Estarreja e João Alegria, vereador da cultura da Câmara Municipal de Estarreja.

Mais do que uma porta aberta, Costa Valente descreve o Avanca Film Festival como “uma rua com pequenas janelas nas quais se penduram vasos comunicantes”, um espaço onde se ventilam experiências e imaginação.

O Avanca 2015 Film Festival vai trazer à pequena vila do concelho de Estarreja nomes conceituados da indústria cinematográfica mundial. “Este ano duplicaram o número de países que submeteram os seus filmes a concurso. O interesse destes filmes passa também por serem estreias absolutas em Portugal, por via do Avanca 2015″, realçou Costa Valente.

É o caso de Alexandra Averyanova, uma realizadora da escola de animação de S. Petersburgo, que no ano passado apresentou no festival de Avanca o filme “Shades of Gray”, exibido em quase todos os grandes festivais de cinema do mundo e que recebeu mais de 30 prémios.

Na diversidade das presenças, o presidente do Cine-Clube realça também a participação do realizador Igor Parfenov e da atriz e ativista Olena Sliusarchchik, da Ucrânia, que dirigem o International Human Rights Fim Festival “Steps”.

“Vêm da Ucrânia, país que está a passar por vicissitudes, com uma panóplia muito alargada de filmes marcados pelas preocupações sociais e significativa no contexto da história do cinema ucraniano. O último filme que vai estar aqui em exibição acompanha tudo o que aconteceu na praça do centro de Kiev e trazem-nos essa experiência de juntar a ficção com a realidade”, adianta Costa Valente.

João Alegria, o vereador da cultura do município de Estarreja, salienta que o Avanca Film Festival, “é cada vez mais um festival do Mundo”. Por esta razão o executivo da autarquia de Estarreja firmou um protocolo de colaboração que prevê um investimento de 25 mil euros no apoio a este projeto de cinema internacional.

Além das conferências de formação e produção, o Avanca 2015 integra cinco competições.

A competição internacional atribui prémios para a melhor longa-metragem, melhor curta-metragem, melhor animação, melhor direcção de fotografia, melhor actor e melhor atriz.

A competição de Televisão e Vídeo atribui um prémio a cada categoria, enquanto a competição de estreia mundial premeia a melhor estreia de longa-metragem e a melhor curta-metragem em estreia. A competição AVANCA atribui prémio ao melhor documentário e à melhor ficção, havendo ainda um prémio de trailer e música na competição trailer in motion e videoclip.

Dos workshops fazem parte o “Combate de Cineastas”, onde cineastas vindos dos quatro cantos do mundo, vão filmar e produzir um filme nas ruas, nos campos e com as pessoas de Avanca. Este será um combate de criatividade.

In: RVR